Webwriting

Resumidamente, webwriting são as técnicas utilizadas para a escrita na internet, sendo diretamente relacionadas com a publicação de conteúdos jornalísticos no ciberespaço. Elas levam em consideração, acima de tudo, as características do ambiente virtual.

Ao escrever uma determinada reportagem na internet, por exemplo, um jornalista não deve se preocupar em apenas escrever o texto, mas também pensar em outras formas de deixar a publicação mais dinâmica e, principalmente, de fácil compreensão para o internauta, uma vez que, por causa da velocidade com que as coisas se processam no ciberespaço, a absorção rápida do conteúdo é de fundamental importância.

Nessa perspectiva, várias são as técnicas de webwriting utilizadas para um texto jornalístico na web. Eis aqui algumas:

1 – Textos curtos são fundamentais – Textos muito longos são característicos de jornais ou revistas. Na internet, deve-se dar preferência a publicações curtas, com sentenças claras, objetivas e de fácil absorção. É importante levar-se em consideração o fato de que ler em uma tela de computador é extremamente cansativo (sem contar também que a exposição prolongada diante a tela de um PC é prejudicial para a saúde dos olhos). Por isso, quanto mais clareza o texto tiver, melhor.

2 – Hibertextualidade – A hipertextualidade é a principal características das publicações jornalísticas online. O hipertexto é o que possibilita que uma reportagem se conecte a outra através dos diversos links. Nos grandes portais de notícia, por exemplo, o uso dos links dentro do corpo das matérias é freqüente e contribui diretamente para dar um caráter mais dinâmico às matérias.

3 – Integração com outras mídias – Diferentemente de outras plataformas, a internet de tem a possibilidade de reunir em um único local recursos que ajudam a passar para o internauta a informação mais completa e com uma riqueza maior de detalhes. Por isso, um webjornalista não deve se preocupar apenas com o texto, mas também com imagens, gráficos ou infográficos que ele pode incluir em sua reportagem. Se possível, a utilização de outros recursos como vídeos e áudios, por exemplo, também colaboram para dar mais dinamicidade ao texto.

4 – Saiba como distribuir as informações – O mais importante é saber como utilizar todos os recursos que o ambiente virtual disponibiliza para a construção de uma boa reportagem. Apesar de a construção de uma página na web ser de responsabilidade de um webdesigner, é fundamental que o jornalista tenha noções de como dispor da melhor maneira o conteúdo informacional para deixar a página de um site mais atrativa para o leitor.

Nesta apresentação de slides aqui, você pode ter mais informações sobre técnicas de webwriting.

Sobre Leandro Santos

Sou graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Pós-graduando em Marketing Estratégico e Comunicação pela Universidade Gama Filho. Atualmente sou repórter do jornal O Estado do Maranhão.

Publicado em 18/03/2012, em Jornalismo e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

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