Novidades no Facebook

Enquanto o novo facebook não chega, alguns usuários da rede social já tiveram a possibilidade de desfrutar de algumas mudanças na rede. A principal delas diz respeito ao feed de atualizações.

Agora, além da tradicional timeline do facebook, os usuários da rede social também podem acompanhar as atualizações através de uma barra lateral à direita do layout do facebook.  Nela são mostradas, em tempo real, as atividades mais recentes de outras pessoas como, por exemplo, se o usuário curtiu, compartilhou ou comentou uma foto, vídeou ou link.

O mais interessante é que se o usuário quiser comentar uma dessas atualizações, é necessário apenas clicar na publicação e um menu flutuante mostra o conteúdo completo, permitindo que se faça comentários sem sair da página atual.

Essa é apenas uma pequena prévia das verdadeiras novidades que ainda estão por vir. Durante a Conferência F8 realizada na última quinta-feira, em São Francisco, nos Estados Unidos, o criador da rede social mais utilizada no Brasil, Mark Zuckerberg, anunciou uma série de outras mudanças no facebook.

Principais Mudanças (Via Portal Terra)

1. Timeline

Linha do tempo “infinita” que vai contar a história de vida do usuário. As últimas atualizações aparecem com destaque, assim como os fatos mais importantes e os conteúdos que o usuário escolher como relevantes. Na barra lateral haverá links com anos, em que será possível ver o que aconteceu no período. Além disso, há filtros que permitem visualizar a história de diferentes formas – por exemplo, exibindo apenas as fotos.

2. Feed de notícias

Passa a apresentar o que o usuário opta por publicar como atualização. Outras atividades – como as enviadas automaticamente por aplicativos autorizados – passam a figurar em um feed chamado Novidades (ticker, em inglês), já anunciado no último dia 20.

3. Foto de cabeçalho

O perfil do usuário passa a ter uma foto grande, que pode ser atualizada quantas vezes ele desejar, localizada acima das informações pessoais e da foto do perfil.

4. Open Graph

Nova classe de aplicativos que poderão postar atividades em ‘Novidades’ sem que o usuário precise “curtir” ou autorizar a publicação. A permissão é dada uma única vez, e na janela em que o usuário autoriza o app já aparece uma pré-visualização de como ficarão as postagens.

5. Sincronização

Entre as novas possibilidades do open graph está visualizar quais músicas seus amigos estão ouvindo no momento e ouvi-las ao mesmo tempo. O mesmo acontece com filmes e séries de televisão. Spotify, Netflix e Hulu já teriam apps prontos para oferecer esse tipo de serviço.

6. Streaming na mesma janela

Além de poder ouvir e ver ao mesmo tempo o conteúdo que o amigo está acompanhando, o usuário consegue fazer isso dentro da própria página do Facebook, sem precisar ir até o site do aplicativo ou da empresa que oferece o serviço.

7. Padrão de atividades

O open graph também permite que as atualizações dos usuários sejam analisadas e padronizadas, o que ajudaria a descobrir novidades na rede social. Zuckerberg exemplificou: se quatro amigos assistiram, recentemente, filmes com o ator Johnny Depp, o Facebook será capaz de identificar isso e avisar ao usuário, de modo que ele talvez se interesse por algum filme da franquia Piratas do Caribe, por exemplo.

Novo layout do Facebook apresentado durante a Conferência F8

Sobre Leandro Santos

Sou graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Pós-graduando em Marketing Estratégico e Comunicação pela Universidade Gama Filho. Atualmente sou repórter do jornal O Estado do Maranhão.

Publicado em 24/09/2011, em Mídias Sociais e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário